terça-feira, maio 08, 2007

Maratona de Portalegre 2007

Sexta feira, montámos as barras e os suportes no carro do Mané, apanhamos o Coelho e seguimos para Portalegre, onde já se encontrava o Valdemar e o Barbarian. Eles já tinham orientado dormida em Fortios (antes de Portalegre) e nós iamos na esperança de arranjar também. Tivemos sorte pois mal chegamos a Fortios tinha vagado um quarto de três camas, em casa dos senhores onde estavam eles os dois. Mesmo em cheio, até as biclas dormiram no quarto.
Comemos qualquer coisa em fomos dormir.

Sábado, 5 de Maio de 2007. Encontramo-nos com o Sérgio e um colega, que vinham de Évora e antes das 9:00 estávamos no Km Zero (junto ao pavilhão do Nerpor) à espera do arranque.


As vistas para a frente e para trás.


Barbariano a preparar a chiadeira.


Mané e Sérgio.


Valdemar.

É dada a partida e lá arrancámos nós juntamente com os cerca de 5000 bttistas. Fizemos cerca de 10 Kms em alcatrão pelo IC2 (o que ajudou a dispersar um bocadinho o pessoal), passámos em Portalegre e começámos a subir em direcção ao parque de campismo.


Arranque.


Maratona sem fotografias, nem é maratona.

Durante esta subida, duas paragens. A primeira o Simão Pedro que estava com problemas na corrente (quem é que se lembra de estrear uma corrente num dia deste?), a segunda a chiadeira dos travões do Barbariano. Com isto passaram-nos seguramente 1000 bttistas e consequentemente ficámos mais tempo no engarrafamento que se seguiu. Enquanto que a malta que ia connosco e não parou ficou cerca de 15 minutos no engarrafamento, eu, o Valdemar e o Bárbaro andámos mais de uma hora com a bike pela mão, na palhaçada com os bttistas da zona. Deu para tudo, até o homem do fraque das cobranças difíceis apareceu mesmo atrás do .... Valdemar.
E a menina que queria atalhar e voltou atrás? Valdemar, podias ter sido mais meigo com ela ...
E a onde gigante que a malta fazia pelo caminho fora? Lindo :)


A procissão ...


Ao longe S. Mamede, onde iríamos passar.


O transmontano, mais bárbaro da Amadora.


Valdemar a preparar os braços para as descidas.


Mané a fazer contas à vida ...

Já passava das 12:00 quando chegámos ao primeiro abastecimento no ponto mais alto da Serra de S. Mamede e onde era o primeiro abastecimento. Estavam feitos pouco mais de 20 Kms. Sem dúvida íamos com uma média e pêras.


Valdemar e Mané.


Eu e o Valdemar quase a chegar ao abastecimento.


Chegada a S. Mamede.

Andámos praticamente metade do caminho, os 4 ...... sempre aos berros a gritar uns pelos outros para ver se estávamos todos.


Trilho depois da descida de S. Mamede.


Mané a passar um ribeiro.


Paulo (Barbarian) a passar o ribeiro.


Ao passar a ribeirinha .... este não pôs o pé.

Não sei bem em que aldeia, mas isto até teve direito a paragem para enviar faxes.


A pose do Barbaro assustado com as pulsações que marcava o pulsómetro do Valdemar enquanto ele enviava um fax.


Subida soft.


A fazer a chamada ...


Um Alentejo .... um bocado beirão.

Pouco antes do segundo abastecimento o grupo partiu-se. Eu e o Valdemar adiantámo-nos um bocado em relação ao Mané e ao Paulo.


Zona de observação com ambulância.


A caminho ...


Mais uma foto.

No segundo abastecimento ouvimos o rumor que o ponto de controlo no Km70 fechava às 15:30 e eram 15:00 e ainda estávamos nos 60 Kms com uma subida de 4 ou5 pela frente. Arrancámos e acelerei mais um bocado para ver se ainda chegava a tempo. Pelo caminho encontrei o Sérgio e o colega dele com quem tínhamos pedalado no inicio antes das paragens.
Daqui até ao fim fui sozinho.


Mais paisagens.


No segundo abastecimento.

A minha preocupação era acabar. Ficava mesmo aborrecido se por causa dos contratempos e engarrafamentos não tivesse a possibilidade de fazer todo o percurso. Daqui para a frente também não tirei muitas mais fotografias. Quando cheguei ao controlo, estava um grupo de uns 30 bttistas. Este tinha fechado à 15 minutos e íamos ser todos reencaminhados por um caminho mais curto para Portalegre. Como me sentia bem perguntei se podia seguir, mas no controlo disseram que se seguisse a organização não se iria responsabilizar. Foi esta parque que não gostei! Enfim, .... escusadamente assumi o risco fiz-me ao caminho, onde inclusive passei por vários companheiros do pedal que tinham passado a tempo no controlo.


Uma das muitas GT's que vi este dia.


Com o calor que esteve, soube bem molhar o pézinho.

Claro que quando cheguei Portalegre não vi ninguém da malta. Descansei meia horita, enquanto comia uma sandes e desci à zona onde o Mané tinha o carro. Ainda me cruzei com o Simão e com o Cerezo, que já iam de carro, mas não me reconheceram. Quando cheguei ao carro, já tinha o Coelho e o Mané à espera.
Banho tomado e em vez de ficar para jantar, decidimos ir comer uma francesinha à Guarda. Já tinha escapado dela quando fizemos o troço da GR22, não escapou desta vez.
Nunca se deve dizer que "desta água não beberei", mas com tanta gente nesta maratona, não volto lá tão cedo.

Algumas fotos do Valdemar:

Na partida, provavelmente 1/4 dos participantes.


Mais uma foto do Mané.


Me and Barbarian.


Valdemar.


Valdemoço and me.


Durante o inicio no IC2.


Maquina sempre pronta.


Ainda no alcatrão.


Durante o engarrafamento.


No primeiro abastecimento.


Nas antenas em S. Mamede.


Zona de ribeira.


As cabrinhas do Alentejo.


Um bocadinho a pé ....



Paisagens.


Paisagens.


Fotografias.


E mais paisagens.


Bonito ...

Algumas fotos do Mané:


No estacionamento, antes do Km Zero.


Já chia?? :)


Sérgio.


A mesma perspectiva inicial.


A malta no inicio.


Uma verdadeira obra de arte.


Ao fundo eu e o Valdemar no inicio da subida à saída de Portalegre.


Mais uma foto do engarrafamento.


Esperando ...


Uma descida interessante ...


Eu e Valdemar.

Sem comentários: