terça-feira, maio 19, 2009

III Maratona Vila do Paul


O melhor adjectivo para esta maratona é mesmo dureza.

Domingo dia 17 de Maio eu e o Mané rumámos ao Paúl para participar na III Maratona Vila do Paúl.

Foram 65 Kms exigentes devido aos modestos 1800 metros de desnível acumulado de subida e também devido ao tipo de piso quase sempre muito irregular, com muita pedra à mistura.

O São Pedro também nos presenteou com um dia muito bom o que tornou as vistas ainda mais agradáveis, não estivesse-mos nós a pedalar nas encostas da Serra da Estrela.

Na partida

O percurso começou praticamente a subir para o alto dos Penesinhos e logo a seguir descemos para o circuito de manutenção do Tortosendo.

A caminho dos Penesinhos

Vistas sobre a serra

Malta da Gardunha e um companheiro de Belmonte

No Tortosendo fizemos o primeiro abastecimento mesmo no centro da vila, quase com a procissão da Srª dos Remédios na rua. Seguimos para o Casal da Serra em alcatrão e aí entrámos de novo em terra.

Mané

Do Casal da Serra até à Bouça fizemos andámos enfiados no pinhal. Começava aqui a dureza do percurso pois até ali a subida aos Penesinhos fez-se bem pois foi sempre em melhor piso. Da ultima vez que tinha subido aos Penesinhos tinha sido beeeemmm pior. Que o diga a malta da volta deste dia.

Na Bouça fomos controlados pelo radar da organização. Aqui já eu ia sem o Mané. Tinhamo-nos separado um pouco antes e como no dia anterior o artista tinha feito uma volta tão dura quanto esta para os lados da Guarda, pensei que fosse mais devagar. Mas afinal chegamos praticamente ao fim ao mesmo tempo e andei quase sempre sozinho desnecessariamente.



Da Bouça descia-se até às Cortes do Meio onde tinhamos um abastecimento onde não faltava nada, ate o grelhador estava a trabalhar.

Aqui começava uma parte de caminhos onde nunca tinha passado que nos levou à estrada que liga Unhais da Serra à Nave de Santo António. Descemos a Unhais e junto ao novo hotel das termas estava o ultimo controle, mas ainda faltavam perto de 20 Kms para o fim. Aqui nos arredores de Unhais da Serra mais uma série caminhos "novos" para mim. Carreiros um pouco estragados que não matam mas mõem principalmente quando se fazem a subir.

Até chegarmos à Erada andamos a serpentear a encosta da serra. De seguida rumámos às Taliscas pela Quinta da Varzea. Logo a seguir estava o Paúl e passado um bocadito estava a chegar o Mané.

O almoço esteve 5 estrelas e no geral tudo esteve muito bom. A dureza deste evento começa a ser imagem de marca. Só não gostei de andar a fazer gincanas no meio das giestas antes de chegar à Erada. Toda aquela zona tem uma excelente rede de caminhos, não há necessidade de complicar só para endurecer o percurso.

Fotos não há mais pois a maquina começa a comprometer ..... mas o amigo Tó Manel deixou aqui algumas.

Classificações, mais fotos, etc ... no site dos Pedais do Paúl

Sem comentários: