domingo, setembro 26, 2010

Geo-Raid Series 2010 - Montalegre


Este fim de semana rumei a Tras-os-Montes e Alto Douro, para mais um Geo-Raid e Montalegre foi o palco da ultima prova do ano.
As  vezes que andei pelos lados de Montalegre foi sempre para voar no Larouco, mas desta vez a bicicleta foi a companhia. Foi um regresso à maneira, a "vassourar" esta prova por esta zona lindíssima no nosso país.


Pavilhão Multiusos de Montalegre

No primeiro dia de prova só parti  no fim dos 15 minutos de tolerância para partirem equipas atrasadas. Eram 8:45 estava eu a sair de Montalegre e no caminho só via os rastos dos pneus das bicicleta.

 Rio Cávado

Sem grandes pressas fui pedalando. Só consegui ter companhia já entre o CP1A e o CP1B, talvez por já haver alguma subida e o ritmo diminuiu um pouco.


Nesta parte do percurso cruzei a fronteira Portugal/Espanha 4 vezes, a primeira vez foi a caminho de Vilar (Espanha).

Marco fronteiriço de Portugal/Espanha




Muro a marcar a fronteira

O dia não esteve propriamente quente e quando pedalávamos em cotas mais altas, o vento tornava-se um pouco desagradável. Em compensação as paisagens eram de perder de vista e lindíssimas.


A caminho de Tourém voltei a entrar em Portugal. A paisagem era muito uniforme de verde e azul do Rio Sala. Só mais tarde percebi que estava a passar numa zona normalmente inundada, pois estávamos na albufeira do Embalse de Salas, uma barragem espanhola que a albufeira chega a alagar terrenos do lado de cá da fronteira.

Rio Salas

 Rio Salas

Rio Salas

Ponte sobre o Rio Salas

Rio Salas


A passagem por Portugal foi fugaz. Cheguei em Tourém vindo de Randin (Espanha) e logo entrei novamente em Espanha a caminho de Guntumil. Aqui já pedalava com malta que conhecia a bem a zona, a equipa Marcelino e Albino ambos de Montalegre, já avisava que estávamos a subir o Monte do Pisco e ia demorar um pouco esta subida. 
Aqui já pedalávamos no Gerês, ou mais propriamente Xures, visto que estávamos na Galiza.



Abrigo de montanha do Monte do Pisco (foto tirada do Panoramio)


Embalse do Rio Salas (Espanha)



Cruzamos a fronteira uma ultima vez e chegamos ao CP1C, já ele tinha fechado à 45 minutos. A equipa que vinha comigo ainda seguiu, mas um problema técnico fez com que tivessem de ser recolhidos logo a seguir ao CP.
Estava outra vez sozinho, desci para Pitoes das Junias, uma zona conhecida de muitos escaladores e rumei a Parada do Outeiro.




Em Parada do Outeiro, desci para junto do Rio Cávado e acompanhei parte da albufeira da Barragem da Paradela. O meu atraso em relação à (nova) ultima equipa já era grande. Atalhei para Outeiro e fui até ao próximo CP. O Rêgo, o motard de serviço, fez os cerca de 5 Kms que eu tinha deixado por fazer.

Outeiro

 Rio Cávado

Barragem da Paradela


Faltava a ultima subida do dia, a subida para a casa do guarda do Ourigo, seguido do Monte do Facho. Das vistas daqui sobressaia a Barragem do Alto Rabagão, também conhecida com Barragem dos Pisões. Este troço desde o CP até à meta, já ia novamente acompanhado, desta vez por duas vacas velhas, o Hugo e o António.

Barragem do Alto Rabagão

Chegada a Montalegre

O segundo dia de Geo-Raid, teve mais incidência na Serra do Larouco. Mas para "aquecer" o percurso passava antes no monte das Fragas para se vencerem os primeiros 500 metros de desnível.

Varias equipas na subida

Serra do Larouco

A investida ao Larouco foi feita pelo caminho da descolagem, passámos entre o Larouco e o Larouquinho e descemos para Meixedo.
O ritmo deste 2º dia foi superior ao do 1º. Pedalei quase sempre com companhia de várias equipas e se no 1º dia passei quase sempre pelos CPs fechados, no domingo apanhei-os sempre abertos. Daí também não haver muitas mais fotografias.
A parte final fiz com dois companheiros (equipa j2j) com quem já tinha pedalado noutro Geo-Raid.

Serra do Larouco

À tarde deu-se  a cerimonia de entrega de prémios desta etapa e do troféu Geo-Raid 2010. Cerimonia onde os meus companheiros do staff me fizeram uma agradável surpresa. Valeu por tudo, e realmente esta é uma equipa de pessoas 5 estrelas.

Sem comentários: