sábado, setembro 11, 2010

Mais uma vez Mondeguinho

Mais uma boa incursão à Serra da Estrela a partir da Guarda.
Um pouco antes das 8:00 já o Lavajo, eu, João Luís, Nelson, Zé Luís, Joca, Zé e Mané estávamos concentrados à porta do CMG para rumarmos à serra.

Descemos ao Caldeirão por Vale de Estrela, onde fizemos sempre pela sombra o caminho até ao Alto de Famalicão da Serra.

Depois do Alto de Famalicão subimos os zigues e zagues do caminho que vai para a Quinta do Fragusto e logo de seguida rumámos à Azinha para ver as vistas.

Mata da Quinta do Fragusto

Abastecimento

Chegada à Azinha

Na Azinha, junto ao posto de vigia.

Em vez de voltar atrás e apanhar o caminho que trazíamos, apanhamos o caminho que passa junto ao marco geodésico e descemos para o cruzamento do Gorgulão.

Desviem-se

Como estávamos bem dentro do tempo, a seguir à zona do Corredor de Mouros, não descemos para a Cruz das Jogadas. Virámos à direita para o caminho que desce para o que vem da Srª da Assedasse, junto do Rio Mondego.

Chegámos ao Covão da Ponte e houve quem ainda fosse molhar os pés.

A subida que vem a seguir não é nada de especial, mas a verdade é que cada vez que vimos para estes lados ela calha sempre à hora do calor. Lá a Fizemos até chegarmos à Pousada de São Lourenço, se bem que o Mané deu conta de uma alternativa que provavelmente tem mais sombra e que iremos ver da próxima vez.

Miradouro dos novos?

Desde a Pousada de São Lourenço até ao Mondeguinho fizemos alcatrão. Existem aqui algumas alternativas em terra, mas depois dificilmente passávamos no abastecimento desta volta.

Aqui nasce o Rio Mondego

Cheios de fome

Não é preciso dizer qual é a ementa

À hora do almoço ainda apareceu o Koelhone, mas ia para a prova de orientação no Vale do Rossim.
Depois do almoço apanhamos o caminho da crista dos marcos Taloeiro, Malhão e Santinha (o ponto mais alto da volta com 1600 metros)

Depois deste típico encadeamento, descemos à Portela de Folgosinho.

Paragem técnica

Descida técnica

Cabeça do Faraó

Descida dos Galhardos

Pedra Furada

Um pouco antes de descer para Videmonte, reagrupamos.
Em Videmonte fizemos outro abastecimento no Santiago e só depois fomos até aos Trinta.

Vale do Mondego visto do miradouro dos Trinta

De Videmonte até à Guarda fizemos o normal sobe e desce, Videmonte-Mondego (desce), Mondego-Trinta (sobe), Trinta-Caldeirão (desce) e Caldeirão-Guarda (sobe).
A malta ainda de desencontrou na subida, mas logo reagrupo no ponto mais alto da cidade.

Nos 1056 metros da cidade mais alta

Chegámos ;)

Valeu o francês hiper-mega-desenrascado para dialogar com um turista da mesa ao lado para nos tirar a foto.
Foi uma boa volta bem animada e sempre com boa disposição como é normal, venha a próxima...

Fotos tiradas por mim e pelo Lavajo