terça-feira, outubro 09, 2012

Os cornos do diabo


Aproveitando as férias e já que ontem foi um dia muito bom em dureza e com uns bons quilómetros, nada como uma voltinha mais curta, na companhia de um amigo para a receita do dia seguinte. Estava assim combinada a volta da Van Van.


Assim, na companhia do Koelhone, decidimos ir começar à Portela do Arão. Fizemos um bocadinho da subida de alcatrão na direcção da Lagoa Comprida (2 Km) e assim que pudemos entrámos em terra.


A ideia era serpentear a encosta por cima de Valezim. Não pretendíamos subir acima dos 1400 metros pois aí já teríamos nevoeiro. 



Olhando para o Colcurinho podíamos ver o nevoeiro mesmo a "razar" a capela. Entrámos então no vale da Ribeira da Caniça.


 Começamos a descer e demos com as indicações do "Buraco do Sumo", mas não o chegámos a procurar.




O caminho começava a ficar interessante.


Muito interessante que um pouco depois já andávamos de bicicleta às costas.


Como pretendíamos mudar de margem andámos à procura da melhor forma de o fazer. Conseguimos, mas não foi logo à primeira.


Primeiro demos com uma varanda (de dois cornos)....


.... e só depois demos com a forma de descer para junto da ribeira.


Sorte que a água era pouca, pois fomos dar mesmo dentro de uma pequena represa onde começa o canal que leva agua para a câmara de carga da Central Hidroeléctrica da Ponte de Jugais.



A varanda vista cá de baixo mais parece um "bicho mau". Talvez por isso este local seja conhecido como Cornos do Diabo.


Marra aqui


Começámos então a percorrer o divertido caminho à beira do canal e ao mesmo tempo apreciar as vistas que este "miradouro" de montanha nos dava.








Ao chegar à câmara de carga, conseguimos avistar a estrada nacional 231 (estrada que liga Viseu às Pedras Lavradas e que passa por Seia e Loriga), mesmo por cima da Ponte de Jugais e já no vale do Rio Alva (que não se vê na foto por causa da vegetação).


Ao lado a Lapa dos Dinheiros


Depois de descer umas escadas, apanhamos novamente um caminho à beira de um outro canal. Também este canal leva água para a câmara de carga da Central Hidroeléctrica da Ponte de Jugais. A única diferença é que em vez da água ser da Ribeira da Caniça é do Rio Alva para novamente ser "despejada" no Alva.



Rio Alva na Srª do Desterro

Chegámos à Srª do Desterro. Como iniciámos a nossa volta ao meio dia, chegámos aqui já com um "ratito" no estômago. Nem foi preciso procurar onde comer, pois mesmo ao lado do canal o cheiro delicioso do restaurante levou-nos logo à porta.




Não é preciso dizer mais nada. Dá bem para vir que ficamos bem tratados com os peitos de frango com castanha. Uma sugestão que nós aceitámos da patroa :)


E depois de um relaxado almoço, regressámos por alcatrão, via São Romão e Valezim.



Lapa dos Dinheiros

Foi mesmo a tempo. O regresso foi a um ritmo certinho, tão certinho que a previsão do nevoeiro ir baixando durante o dia bateu certo com a nossa chegada à carrinha.
Foi a há muito combinada volta das Van Van, num percurso curto, divertido e engraçado. Foi um passeio bem relaxado e bem agradável. Vale sempre a pena a visita a estas paragens. Como também não podia deixar de ser..... ainda fomos a Loriga.

Portela do Arão já com as nuvens a chegar

Van Van

E finalmente o videozeco.....

Sem comentários: