quarta-feira, fevereiro 27, 2013

O nocturno da neve


Bonita noite!!
O São Pedro nesta quarta feira trouxe-nos este manto branco com brinde para quebrar a rotina dos nocturnos semanais.
Aquando do combinanço lembro-me de dizer para ninguém ter medo da chuva, pois há hora que iríamos começar (21:20) ela rapidamente passaria a neve. Com o percurso a subir como estava combinado, a neve era garantida.
Ainda no asfalto (à passagem no alto da portela) já a neve era misturada com a chuva. Assim que começámos a subir "a sério" na direcção da Quinta do Mineral o chão começou a ficar cada vez mais claro.



Rapidamente começamos a apanhar uma boa espessura de neve, uns bons 10 cm fofinhos de "neve farinha" quando nem aos 800 metros de altitude tínhamos chegado.


Os caminhos que tantas vezes percorremos estavam irreconhecíveis. Até tivemos uma hesitação, pois tanta neve no caminho a tapar pontos de referência e com a "ajuda" das giestas e dos ramos das árvores vergados para cima do caminho com o peso da neve traziam um acréscimo de dificuldade à navegação. O que é normal! 


Esta bem que este caminho já teve melhores dias, mas não deixa de ser um simples caminho onde passar perfeitamente um todo terreno largo à vontade. Este é o caminho de acesso à Quinta do Mineral. Muitas vezes parecia que estávamos a fazer um singletrack, tal apertada estava a passagem.



Cada vez com mais neve, chegamos ao local pretendido e a Quinta do Mineral estava assim.


Se até aqui já apanhávamos bastante neve, o caminho para o Pião estava fantástico. Nunca menos de 20 cm de neve e muitas vezes com barreiras mais altas. Entretanto não parava de nevar.

A foto dos 4 pastorinhos: Eu, Miguel, Emanuel e João Pedro.


Descemos à Covilhã pelo caminho da Biquinha e ao chegar ao Estádio Santos Pinto, já só havia neve nas nossas bicicletas que acabamos por levar para casa.
Foi um nocturno espectacular para recordar mais tarde. Agradeço a companhia do Miguel, Emanuel, e do João Pedro que optaram por sair à rua numa noite como esta. 

5 estrela!!

Sem comentários: