domingo, março 03, 2013

Amendoeiras 2013


Mais um ano, mas uma actividade focada nas Amendoeiras em Flor. Para quem não sabe, o Clube de Montanhismo da Guarda há muitos anos que organiza uma caminhada em zona de amendoeiras nesta altura do ano. Como tem sido habito nos últimos 4 anos, alguns participantes da caminhada (a realizar domingo), vão de BTT no dia antes (sábado) numa Travessia em BTT das Amendoeiras em Flor. Nesta actividade já fomos a Freixo de Espada a Cinta, já percorremos terras espanholas, Figueira de Castelo Rodrigo e este ano tendo em conta que em Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo) se daria o inicio da caminhada, fizemos no sábado Guarda - Escalhão nuns tranquilos e animados 82 Kms.


O ponto de encontro foi o Parque Urbano do Rio Diz, mas ainda nem 1 Km estava percorrido, fez-se a paragem para café, enquanto não chegavam os últimos dois BTTistas.



Deixamos a Guarda para trás e saímos pela Sequeira. O caminho não se adivinhava muito difícil, pois as subidas que teríamos contavam-se pelos dedos das mãos e nenhuma se pode dizer que é violenta, o Jarmelo, a Ribeiras das Cabras, o Rio Côa e Castelo Rodrigo. 




O dia até amanheceu fresco, mas com o abrir do sol, a temperatura apresentou-se mais "doce" e propicia a um bom passeio, como foi o caso.


A ritmo (bem adequado para todos) fizemos algumas paragens, umas técnicas para o Janeiro dar à bomba outras para reagrupar e contar anedotas. A foto acima pode enganar um pouco. Nós fizemos tudo nas calmas, mas se a foto tivesse legenda, esta era "Tiago Matos, ultrapassa pela direita". Os outros lá à frente no meio do caminho obrigaram o veiculo todo-terreno a passar fora do caminho.   


Passamos pelo sempre bonito caminho de pedras que nos levou à subida do Jarmelo. Ali o grupo ficou completo quando o Zé se juntou ao grupo.




Primeira subida, feita! Fizemos a primeira paragem da "sandes" no Jarmelo, onde também tirámos a primeira e única foto de grupo. Os 14 eram Marta, Jorge, Gonçalo, Zé, Tiago Matos, Miguel, Currais, Quelhas, Tiago Lages, Joca, Vicente, Nuno, Janeiro e Mané. Lá por trás estavam a Inês de Castro, os seus carrascos e os filhos....



Na descida para Almeidinha ainda houve tempo para  se perderem dois elementos. Quando as descidas entusiasmam, dá nisto. Agora qual delas foi a melhor?? Não sei. Eu pessoalmente gostei mais da que faz mais uso da calçada romana. 



Continuando, fomos até Pinzio e de seguida a descida para a Ribeira das Cabras. No Santo André passamos ribeira e começamos a subir rumo ao Freixo (da raia). No Freixo desta vez não fizemos paragem.





A paragem seguinte para comes e bebes foi em Leomil. 


Aqui o abastecimento junto à igreja ainda foi com base no que trazíamos às costas.


Após a refeição, deu-se inicio ao conclave e já com papa, fizemo-nos ao caminho.



Pelos caminhos da nossa GR22, chegámos à estrada nacional 340 e descemos ao Rio Côa. Estava aí a simples "subida do dia".




Uma pequena paragem intermédia....




A chegada ao alcatrão....


Passamos o Rio Côa na ponte romana como não podia deixar de ser. Iniciamos a subida nas calmas, pois apesar de estarmos fora das horas programadas, ainda estávamos dentro da margem de manobra. O dia estava agradável, quente e nem ponta de chuva estava agendada para nós. 






Entrámos em Almeida, as suas ruas respiram a calma e o sossego. Sossego somente quebrado pela entrada de 14 "marmanjos" de bicicleta como se de uma invasão se tratasse. Mas invasão a sério é a que decorre aqui todos os anos em meados de Maio na recreação do cerco a Almeida por parte das tropas de Napoleão.  




Ainda apanhamos um soldado com quem confraternizamos e depois pisgamo-nos pelo fosso entre muralhas.



Deixamos para trás Almeida e fizemos um desvio para uma paragem estratégica em Malpartida. O nosso amigo não "biciclista" Sérgio Pissarra, já tinha a fogueira feita para a próxima paragem de abastecimento. 


Em Malparida a ementa era esta.... morcelas da Guarda (da Fumeiros da Guarda), chouriças de Trás-os-Montes (feitas pela avó do Nuno) e umas chouriças fornecidas pelo Mané.



Com a ajuda de uns e de outros, com prata ou sem prata, a grelha foi ficando mais apetitosa.



Os Aguas da Serra da Estrela, Powerades e Brilho de Uva, também fizeram parte do cardápio. A mesa foi posta mesmo em cima do Land Rover, o que se mostrou útil  mas não  muito pratico pois como não havia balcão o Joca não desencostava a barriga do radiador. 




Depois do abastecimento, depois do ultimo brinde para seguir viagem,...


.... e depois do Zé dormir a sesta, fomos à procura de um café.


Lá encontrámos um café bom para o Miguel que serviu para todos.


Mesmo em cima das 15:00 deixamos Malpartida e retomamos o nosso caminho.



O terreno estava pesado em determinadas zonas. Não, não foi o brilho de uva o responsável por isto.







Castelo Rodrigo estava mesmo ali à frente e como já nos habituamos por aqui, vamos aproximando-nos a zigue-zaguear.






Subimos à aldeia histórica, contornamos a sua muralha e descemos para Figueira.






Estava prestes a terminar o nosso passeio. Contornamos Figueira de Castelo Rodrigo a Este e tomamos a direcção de Escalhão.




Com Escalhão à vista, descemos à Ribeira da Aguiar para conhecer mais uma ponte romana.




Chegamos a Escalhão eram quase 18:00. O Pissarra andava "atanrantado" com a agua fria do banho e com a chave da porta que não conseguiu abrir, mas lá sossegou.


O hotel estava feito à nossa medida como já era de esperar. Somente a água é que estava muito fria (para alguns). Estava fria tipo gelada!


Esfomeados, seguimos para o jantar. E que jantar.....
Fomos todos muito bem tratados no Restaurante Girassol. Quando por ali andarmos novamente, já sabemos a que porta havemos de bater para uma boa refeição.


Para não irmos para a cama com as galinhas, ainda demos um giro pela aldeia. O Joca lá ficou com a fama de desidratado do dia.


Estava com medo que domingo o dia acordasse cinzento e a chuva aparecesse ao inicio da tarde. Tal não aconteceu. O dia acordou bom para a nossa actividade.


Fomos ao café do dia anterior tomar o pequeno almoço e esperámos ali pelos caminheiros que vinham da Guarda. Assim que chegaram e depois de todos tomarem café, iniciamos a caminhada. Eramos nada mais nada menos que quase 60 caminheiros.


Aqui ficam algumas fotos da marcha das amendoeiras em Flor, que ligou Escalhão a Barca d'Alva.





















Foi um excelente fim de semana!!! Animado e com boa camaradagem! Um passeio de BTT muito bom para "inicio de temporada" e uma bonita caminhada na melhor das companhias.

Aqui fica o percurso de BTT:

Sem comentários: