domingo, abril 07, 2013

Transportugal 2013 - Test Ride


Este ano a etapa de teste da Transportugal fez-se com a etapa 4, a etapa que liga Unhais da Serra às Termas de Monfortinho.

Sábado com o Mané preparamos a logística para o dia seguinte. Fomos a Monfortinho deixar uma viatura e regressámos de bicicleta por estrada. Uma voltinha simpática de 85 Kms feitos durante a tarde, com passagem por Penha Garcia, Medelim, Proença-a-Velha, Orca, Vale de Prazeres, Fundão até chegarmos ao Tortosendo city. 



 
Domingo a história já foi outra!! No sábado andamos tão lavadinhos que o contraste com o dia de domingo foi maior. Com o Inverno e a Primavera ricos em chuva, os terrenos estão cheios de água e as zonas baixas acumulam muita lama. Como a etapa Unhais da Serra - Termas de Monfortinho faz-se principalmente em cotas baixas, adivinhava-se algum "tratamento" de lama.

O ponto de encontro em Unhais da Serra era às 9:00.

O Koelhone juntou-se a mim e ao Mané no Tortosendo para irmos de bicla até Unhais e assim simplificar ainda mais a logística do dia.
Perto das 8:30 estávamos a deixar o Tortosendo e às 9:00 estávamos em Unhais da Serra à porta do H2otel. Quando cheguei a minha principal preocupação foi encontrar o Tiago Fonseca da Ciclonatur, pois trazia com ele o "brinquedo novo" do Ermesendo. Ai de mim que a caixa negra não seguisse neste dia para a Guarda :)
Ainda se juntou bastante malta para fazer este percurso.


A "minha" encomenda chegou já passava das 9:30. Depois de dois dedos de conversa, eu o Mané e o Coelho prosseguimos a viagem. A primeira paragem foi logo no quiosque em Unhais. O Mané já estava com fome e acabou por entrar.


Depois de Unhais e depois de contornar a Quinta da Varzea, descemos às Taliscas. A subida mais puxada do dia ia ser mesmo no inicio do percurso com a subida para a Pedra Alta.



Depois da Pedra Alta, não nos metemos pelo single do Filipe, pois o Coelho queria fazer o percurso na integra. Mas como soube que estava ali uma brincadeira interessante, ficou de voltar para a fazer um dia destes. Logo se combina....


Assim, lá descemos "a pique" o corta-fogo e fomos atravessar o Zêzere ao Peso.


Pelos caminhos agrícolas (alguns alcatroados no ultimo ano) fomos aproximando-nos do Fundão. E numa pequena linha de água perto da Ribeira da Meimoa, apanhamos o caminho "fechado". A agua tem sido tanta que um pequeno ribeirito tem força para levar parte da estrada.



Por entre o já muito alcatrão agrícola daquelas paragens, chegámos a Fatela.


Um pouco antes tínhamos encontrado o Zé Carlos e o Ricardo Machado, ambos do "Transportugal Staff", com mais dois amigos.
A paragem comum foi na Fatela. Agua boa a daqui desta "bica"!!!



Prosseguimos a viagem e separamo-nos mais à frente. O Ricardo perguntava por um tasco antes de Monsanto. Mas eu só me lembrava de um junto ao segundo CP desta etapa em Aguas.



Água neste percurso é que havia e muita!!!


Tanto a encontrávamos nas linhas de agua...



.... como nos caminhos por onde passávamos.



Assim que chegámos ao alcatrão à entrada de Águas (localidade), fizemos o desvio para abastecer. Mal entramos no tasco estava lá a tropa toda da Covilhã. Como eu costumo dizer, a malta da noite.... (Sim, porque na companhia destes amigos devo ter mais Kms de noite do que dia)


Entre sopas e sandes de presunto e queijo fomos ajeitando o buraco do estômago. Faz lembrar a ementa no Ti Branquinho, mas não tem comparação. O local é diferente, as sandes também e a cola..... é Pepsi, não é "Coca". Pormenores......

Com tanto movimento, nós os três ficamos no café e o resto da malta foi andando. Depois de comer e beber, voltámos ao caminho. Mas perdemos a companhia do Mané. Tudo isto porque ainda no asfalto, o manipulo das mudanças de trás deu o berro, deixando o Mané só com 11 dentitos para usar atrás. Ainda desmontámos, abrimos, martelamos, mas tudo em vão.  Não era assim que iria dar para subir a calçada de Monsanto :)

O Mané decidiu-se por um plano alternativo. Com aquele conjunto de mudanças o melhor mesmo foi seguir por estrada até Monfortinho, mas até acabou por fazer mais Kms do que nós. Eu e o Coelho seguimos para Monsanto.





Em Monsanto voltámos a encontrar o pessoal e a partir daqui fomos todos juntos até ao final.





Não esquecer esta bela rampa entre Monsanto e Monfortinho....


E lá chegámos às Termas de Monfortinho!! Fotos da chegada é que não há. O Mané já lá estava à nossa espera e foi chegar carregar as bicicletas e arrancar para casa.

Sem comentários: