domingo, dezembro 22, 2013

A caminho do Inverno


O inicio de Dezembro, foi diferente de qualquer outro mês. Um raio de Sol entrou pelas nossas vidas adentro. E esta sim é uma maratona, este sim é um passeio para a vida.... Haja vida e saúde para ver crescer. Se Deus quiser, também um dia também te terei aqui, faça frio ou faça calor. Com calor talvez seja melhor..... :)

E assim...... só no fim de Dezembro é que as bicicletas saíram à rua. Biclas, não!! Bicla, pois só a Lolita foi à terra ainda.

A manhã convidava a um pequeno passeio, pois a tarde anunciava-se chuvosa. Lá fui eu...  


Pela encosta virada a Sul da Serra da Estrela, comecei o passeio ainda sem uma ideia definida. Apesar do sol, sentia-se algum frio. Mas pouco, para esta altura do ano. 


A caminho da Quinta do Mineral, fui progredindo pela sombra e dando conta de algum gelo ainda por derreter. A semana que hoje termina ainda teve a encosta da Serra pintada de branco, mas já pouco se vê.


O passeio, relaxado, serviu para respirar novamente os ares da serra, mas do lado de quem está no mato. O Inverno está para chegar. No calendário até já chegou, mas a sério é já esta semana.


Chuva e vento não vai faltar. Neve também não. Talvez o vento aqui por estas paragens obriguem a medidas mais exigentes. É certo que daqui, algumas telhas não voarão com toda a certeza.


O passeio continuou. Depois da Quinta do Mineral, continuei na direcção do Alto dos Livros e logo depois a caminho do Sanatório.

A agua que caiu esta semana, veio limpar a paisagem e encher as linhas de água.


Que estas linhas de água nunca tenham uma barragem a montante.....


Que estas linhas de água nunca saibam o que é ter no sei leito, as impurezas do ferro e do cimento de uma Serra da Estrela cada vez mais suja de cimento e asfalto.




Estava feita a parte "subida" do meu passeio. Perto de 900 metros de desnível vencido e nem 20 Kms percorridos. Agora faltava "gozar" a descida. 

Deste lado, não dá muita vontade de parar. A encosta está negra. O carvão tomou conta do verde que noutros anos tem predominado por aqui. Infelizmente este é o nosso cenário de momento.



Enquanto não virei costas não descansei.


Daqui para a frente...... é privado!!

2 comentários:

João L. disse...

Já estava com saudades de ver aqui belas fotos da Serra da Estrela (e de outras serras).
Se bem percebi o texto aqui deixo os votos das maiores felicidades.
João L.
(ontem passei na base do picoto da Cebola a pedalar a solo mas o vento, a chuva miudinha e o nevoeiro desencorajaram a subida -cobardolas é o que eu sou).

Tiaguss disse...

Olá João
Foi isso mesmo que aconteceu :) Obrigado.
A ver se os próximos "posts" aparecem mais branquinhos.
Abraço