domingo, dezembro 14, 2014

Centro de BTT do Sabugal


Domingo foi dia de irmos atá ao Sabugal, com o intuito de participar na inauguração do Centro de BTT do Sabugal. O Clube de Montanhismo da Guarda marcou presença e irá voltar com toda a certeza para percorrer os vários percursos que fazem um total de 225 Kms marcados e divididos em 4 níveis de dificuldade (à semelhança do Ski).

Para conhecer melhor o centro, nada como fazer uma visita ao Sabugal. Para programar a visita, pode-se sempre visitar o site e consultar toda a informação disponível. 

(Foto: www.facebook.com/terrasdocoa)

O percurso programado para a inauguração era um percurso azul com cerca de 33 Kms. Mas como o nosso grupo tinha BTTistas miúdos e graúdos, os miúdos optaram por fazer o percurso verde de 13 Kms. 

(Foto: www.facebook.com/terrasdocoa)


O grupo partiu perto da 9:30 e cada um ao seu ritmo foi fazendo o seu passeio. Para o percurso verde virei eu, o Martim e o Henrique. O resto da malta foi aos 33 Kms do percurso azul.

(Foto: www.facebook.com/terrasdocoa)


O percurso verde acompanha durante grande parte do seu trajecto os braços da Barragem do Sabugal. O dia não foi o mais soalheiro. Ainda tivemos várias amostras de chuva, mas nada que nos fizesse desanimar (a nenhum mesmo).



Andamos os três nas calmas, fizemos as nossas paragens para abastecimento e apreciar a paisagem. Parece fácil, mas o piso ainda tem alguma pedra solta e alguma irregularidade, mas nada que o Martim não superasse.  





A certa altura já era o Martim que dizia o caminho, pois rapidamente percebeu a lógica da sinalização (setas e cores).


Assim que deixamos a barragem, tínhamos a nossa subidita para fazer, mas após esta parte vinha o mais fácil do percurso. 




Chegamos novamente ao ponto de partida. A nossa parte estava feita e o resto do pessoal não tardou a começar a chegar. A lama das bicicletas não a trouxemos para casa, pois usamos a estação de serviço disponível no centro. 


E depois de almoço (oferecido pela Junta de Freguesia do Sabugal), decidimos continuar o nosso passeio e visitamos o bonito castelo do Sabugal.





(Foi por ali que andámos) 


De seguida tivemos uma agradável surpresa que foi a exposição existente no Museu do Sabugal. Ficámos deliciados com a visita.












E a caminho de casa ainda fizemos mais uma visita relâmpago à bonita aldeia histórica de Sortelha. 







Um domingo em cheio!!!

Sem comentários: