domingo, abril 12, 2015

Test Ride TP2015


Para o dia 12 de Abril havia tanta oferta "biciclistica". Desde a Maratona de Arganil (2010), Maratona da Malcata (2012), Maratona SelindaBTT na Sertã, isto é, muito por onde escolher. Na impossibilidade de me comprometer (inscrever) antecipadamente numa das maratonas optei por outra grande "tirada" agendada para este dia, a etapa de teste da Transportugal 2015, que este ano iria ser novamente por estas bandas. A etapa de teste consistia na realização da (nova) etapa 4, que liga as Penhas da Saude a Castelo de Vide.

Para este dia tinha a companhia do amigo Koelhone. Inicialmente pensei num plano logístico A, à semelhança de 2013 (sábado ir deixar um carro no final, regressar em roda fina e no domingo fazer a etapa normalmente). Não deu! O plano B seria ir "só" até Vila Velha de Rodão e regressar de comboio. O plano C era igual ao B com a diferença de ficar pelos arredores de Castelo Branco. Estava tudo orientado para os planos B ou C (até porque o Coelho falou que havia paragem obrigatória em Alcains a convite do amigo Leonel Carriço). 

Mas chegar de comboio às 21:00 e ainda ter de ir às Penhas da Saúde buscar o carro, estava a fazer alguma "comichão". Decidimos então sair mais cedo de casa e começar o dia a pedalar desde o Tortosendo até às Penhas da Saúde, chegar lá antes das 9:30 para a esta hora partir com o resto da malta. E assim foi....


Fomos subindo tranquilamente e pouco passava das nove da manhã, quando entramos no recinto do Hotel Serra da Estrela.


O dia lá por cima estava fresquito, mas lá por baixo estava bem agradável. Já o tínhamos experimentado. Lá recomeçamos a andar, encosta abaixo por aquele que é neste momento o meu jardim mais próximo, pois até passei pertinho de casa. Mas é mais normal fazer esta parte a subir.


Caminho das Cortes....


Passagem pelo Alto dos Livros.....


Quinta do Mineral.....


Desde o marco geodésico da Cabeça Alta logo a seguir ao Alto da Portela que o caminho era coincidente com o da etapa de anos anteriores Unhais da Serra-Monfortinho. Seguiu-se o Peso e o Pesinho e antes do Telhado abandonamos o antigo "track" da etapa para Monfortinho.



Com vistas para a Cova da Beira, fomos a caminho do Souto da Casa. Bonita subida estava à nossa espera. A subidinha de acesso ao Carvalhal. Perdoem-me a falta de fotos desta subida, o piso era bom e tudo, mas as pernas não estava a colaborar da melhor maneira.




Depois deste esticão, já podíamos olhar novamente para trás. Daqui da Gardunha, temos das vistas mais lindas sobre a Cova da Beira e as encostas a Sul da Estrela. Magnifico!


As cores do dia compunham o postal que dali avistávamos. Infelizmente qualquer coisa estava a falhar. Dois furos (nas pernas :)) Comecei a pensar que o mais sensato seria um plano D. À medida que nos aproximávamos da crista em que tinha a opção Sul da Gardunha ou Norte da Gardunha, fui amadurecendo a ideia e pus o amigo Coelho ao corrente do plano. Optando por rumar a Sul da Gardunha (Alpedrinha), a logística seria a do comboio e só às 21:00 estaria em casa. Mas o dia até já estava para isto. Optando pelo Norte da Gardunha (Alcongosta), o dia iria acabar mais cedo. Mas foi a melhor opção. 




Depois de Algongosta, fomos ao Fundão e ainda deu para ir almoçar à Covilhã com 80 Kms no buxo e mais de 2000 metros de desnível vencido. Digamos que o plano D foi mais fraquinho que o previsto, mas já fui um bonito empeno. Eu que o diga!!!


Sem comentários: